imagem de carregamento

Carregando...

Submissão de artigos científicos


Clique aqui para acessar os anais do evento

Caso tenha submetido trabalho(s) no VII Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia e Inovação de Biodiesel, você pode gerar o seu certificado de apresentação de trabalho(s) on line em PDF clicando no botão abaixo.

Emissão de Certificado de Trabalho

Relação de Trabalhos para download

a) Prazos para Submissão

Os artigos científicos poderão ser enviados até o dia 15 de setembro de 2019.

b) Orientações Gerais e Normas

Os artigos científicos devem ser concisos e conterem todas as informações que permitam a compreensão do trabalho: título, autores (filiação e e-mail), palavras chaves, introdução com objetivos, material e métodos, resultados e discussão, conclusões, agradecimentos e referências.

A formatação dos artigos deve respeitar o modelo disponível para download nesta página: conter apenas duas páginas, fonte times new roman, tamanhão 14 para o título e 10 para o texto. Serão aceitos artigos nos Idiomas: Português, Inglês e Espanhol.

As tabelas e figuras (desenhos, ilustrações e fotos) deverão ser inseridas logo após as menções no texto e não devem ultrapassar as margens da página. As figuras deverão ser em alta resolução, no mínimo 300 dpi. Os títulos das tabelas e das figuras deverão seguir as normas da ABNT e serem auto-explicativos, conforme modelo.

As referências devem ser normalizadas de acordo com as Normas da ABNT - NBR 6023:2002, listadas em ordem alfabética do sobrenome dos autores, sem numeração. Não devem ser usadas abreviações para títulos de revistas e periódicos.

c) Modelo de Artigo científico para download

O artigo deve respeitar o modelo disponível para download:

Modelo de resumo para download

d) Submissão

A submissão dos artigos científicos ocorrerá única e exclusivamente via site do evento, mediante cadastro prévio no sistema e trabalhos enviados via e-mail não serão aceitos. Cada inscrição poderá enviar até 15 artigos científicos.

O artigo deve se enquadrar nas seguintes temáticas do evento:

Hidrocarbonetos Renováveis e Bioquerosene: produção de novos hidrocarbonetos renováveis com aplicação nos setores de transporte terrestre, aéreo e marítimo, nas seguintes linhas: tecnologia e rotas de produção; caracterização e controle da qualidade; armazenamento e estabilidade; testes e usos de novos combustíveis renováveis (diesel verde; bioquerosene, biogasolina; biometano, combustíveis sintéticos, entre outros).

Matérias-primas: Produção e obtenção de matérias primas graxas de origens vegetal, animal, microbiana e residuais. Este tema abrange melhoramento genético, sistemas de produção, fisiologia, microbiologia, climatologia, sementes, nutrição mineral, agrominerais, pragas, doenças, zoneamento agroclimático, economia e modelagem, colheita, processamento, pós-colheita, armazenamento, logística de produção e transporte e temas correlatos às produções de matérias primas e sistemas de extração e purificação de óleos e gorduras. Esta temática também abrange sistemas de produção de matérias-primas pela agricultura familiar.

Produção de biodiesel: Estudo, desenvolvimento, otimização e inovação de tecnologias para produção de biodiesel em escala laboratorial, piloto e comercial, desenvolvimento de equipamentos e usinas. Integração de processos de produção de biodiesel às produções locais de matérias primas. Sistemas de produção de outros biocombustíveis a partir de matéria prima graxa.

Caracterização e controle de qualidade: Caracterização e controle de qualidade de matérias-primas e biodiesel puro, de misturas biodiesel/diesel e de outros biocombustíveis a partir de matéria prima graxa, assim como, o desenvolvimento de metodologias, inovações, materiais de referência, produtos e processos para análise e controle de qualidade. Acreditação de laboratórios para caracterização e controle de qualidade e confiabilidade metrológica.

Armazenamento, Estabilidade e Problemas Associados: Logística de distribuição e transporte; estudos e inovações sobre armazenamento, estabilidade, distribuição, transporte e comercialização de biodiesel, misturas biodiesel/diesel e outros biocombustíveis derivados de matérias graxas, estabilidade das propriedades físicas, químicas e biológicas, estocagem, aditivos sintéticos e naturais; vida de prateleira; formação de sedimentos e borras.

Coprodutos e bioprodutos: Estudos de caracterização, composição, qualidade e aproveitamento dos diferentes coprodutos gerados em toda a cadeia produtiva do biodiesel, incluindo resíduos vegetais, microbiológicos e animais, tortas, farelos e glicerina. Inclui-se neste item legislação e normatização para uso dos coprodutos. Desenvolvimento de biorrefinarias e bioprodutos inovadores.

Uso de Biodiesel: Desenvolvimento de estudos, inovações e ensaios com equipamentos, motores estacionários e veiculares, mecânica e desgaste de componentes, sistemas de injeção de combustível e estudos de emissão de gases e poluentes e suas consequências.

Políticas públicas e desenvolvimento sustentável: Desenvolvimento de estudos para o estabelecimento de subsídios para políticas públicas, educação ambiental, viabilidade técnica, econômica, ambiental e social, balanço energético, ciclo e mercado de carbono, análise de ciclo de vida, agregação de valor, sustentabilidade da cadeia produtiva e avaliações econômicas, sociais e ambientais.

e) Avaliação dos artigos científicos

Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Técnico-Científica do Congresso, a quem cabe decidir soberanamente pela sua aceitação, conforme os seguintes critérios:

  • a) Adequação a uma das temáticas do evento;
  • b) Relevância do assunto tratado para a temática do evento;
  • c) Clareza na definição dos objetivos;
  • d) Adequação metodológica;
  • e) Apresentar resultados concretos e conclusivos;
  • f) Relevância do assunto tratado para o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel;
  • g) Contribuição para o desenvolvimento do conhecimento na temática do Congresso.

f) Apresentação dos Artigos

Os artigos científicos aprovados serão publicados nos Anais do evento, que estarão disponíveis no site e aplicativo em formato digital. A apresentação dos artigos científicos será no formato de pôster em espaço determinado pela organização do evento, de acordo com a temática escolhida na submissão. Os pôsteres deverão, OBRIGATORIAMENTE, apresentar dimensões de 90 (noventa) centímetros de largura e 120 (cento e vinte) centímetros de altura. O modelo do pôster será padronizado de acordo com a logo do congresso e estará disponível no site para download.

Modelo de pôster para download Modelo de resumo para download
Logo da VR SYS Agência Digital